Tiragem Invocação em Pentagrama

21 Julho, 2015
por Miguel Fernandes
Analisar o karma pode ser revelador...

Sobre o Pentagrama

O Pentagrama baseia-se numa simbologia múltipla, com fundamento no número 5, que exprime a união dos desiguais. As cinco pontas representam a união fecunda, o 3 que significa o princípio masculino, e o 2 que representa o princípio feminino. O número 5, considerado desde sempre como um número místico ou mágico, tem inúmeros significados que vão desde a representação dos 5 sentidos aos 5 estágios da vida humana (nascimento, infância, maturidade, velhice e morte).

A ponta de cima representa o espírito (éter), ou seja, representa tudo que não é manifestado materialmente mas é sensível e reactivo, é a representação da alma, o Eu Superior ou a dimensão imediatamente seguinte à dimensão física. A ponta situada no lado esquerdo em baixo é o elemento terra, representa as forças telúricas e os poderes da terra, os gnomos; é a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento. Já do lado esquerdo em cima é o elemento ar, que é o oposto do elemento terra e vice-versa, representa as forças aéreas, o poder dos silfos e fadas; corresponde à inteligência, ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade. Na ponta do lado direito em baixo temos o elemento fogo, representa a energia, a vontade e o poder das salamandras; corresponde às mudanças, às transformações sendo a força da activação e da agilidade. Finalmente, a ponta do lado direito em cima é o elemento água, que é o oposto do elemento fogo e vice-versa, e representa as forças aquáticas e das ondinas e sereias; está ligado às emoções, ao entardecer, ao inconsciente correspondendo às forças da mobilidade e adaptabilidade.

Além do tradicional pentagrama com a ponta virada para cima existe também o pentagrama com a ponta virada para baixo, ou invertido. Podemos dizer que é o antagonista, ou seja, enquanto o pentagrama virado para cima tem a ver com as ligações espirituais, o Eu superior, a dimensão acima de nós, o invertido é a negação da espiritualidade, de ligações mais terrestes. As duas pontas que ficam viradas para cima representam o contraste que equilibra a afirmação da igualdade e dirigem o universo e a vida tais como: a criação e destruição, positivo e negativo, masculino e feminino, acção e reacção, bem e mal, ying e yang, etc. Resumidamente representa a supremacia do desejo físico acima da espiritualidade.

A Tiragem

A Tiragem da Invocação por Pentagrama tem como objectivo dar-lhe uma visão ampla dos aspectos do seu passado, traços pessoais herdados que combinaram para fazer o que é hoje. Pode não se cingir apenas a vidas passadas, mas incidentes da sua vida actual que criaram problemas ou karma que estão por resolver

Baralhe as suas lâminas de forma que habitualmente faz, parta o baralho, e depois disponha as lâminas como está representado na figura 2. Leia as lâminas pela ordem que as colocou, mantenha em mente que as sensações, energias que possa sentir podem vir de inúmeras vidas e não só de uma.

O significado das posições...

Lâmina 1: A primeira lâmina da tiragem está relacionada com o elemento terra e representa o nosso corpo físico, as nossas ocupações, os nossos animais, as nossas finanças, as nossas casas, e as nossas famílias.

Lâmina 2: É a lâmina do elemento água e representa o conhecimento relacionado com espiritualidade, o intuitivo, e forças psíquicas que juntos fizeram o que somos actualmente

Lâmina 3: A lâmina 3 é governada pelo elemento ar e está relacionada com os nossos pensamentos, estudos, intelecto, e poder de comunicação. Os pensamentos e comunicações mostradas por esta carta podem não ser propriamente verdadeiros ou correctos, mas são parte do nosso passado e influenciam as energias e eventos que moldam como somos actualmente.

Lâmina 4: A Lâmina 4 é governada pelo elemento fogo. A energia do fogo é paixão, coragem, vigor e transformação. Uma lâmina forte nesta posição é o indicativo de uma mudança positiva; uma lâmina fraca é o indicativo de um pensamento estagnante ou obsessão?

Lâmina 5: Esta lâmina representa a nossa relação com o 5º elemento do espírito. O espírito (aether) é o nosso centro interior, onde todos os outros elementos se encontram e se ligam a nós. Se uma ou mais energias dos elementos se encontra fraca ou em excesso pode afastá-lo do local apropriado – no seu centro espiritual procure orientação do seu Eu Superior ou Guias espirituais. Esta lâmina deve fornecer conhecimento como melhor adquirir orientação. Se o seu Eu actual não está de acordo com o que é suposto, defina objectivos para fazer mudanças positivas. Use as lâminas 1 a 4 para melhor compreender as áreas que precisam de ser equilibradas, e peça orientação as seus guias espirituais para o ajudarem a equilibrar o seu centro interior.

Lâmina 6: A lâmina 6 fornece conhecimento sobre o seu Eu actual moldado pelos 4 elementos e o espírito. Se não se encontra em equilíbrio com os 4 elementos, com o seu centro interior ou com o espírito esta lâmina na primeira impressão pode parecer inconsistente com as restantes lâminas. Esteja aberto ao que a lâmina lhe está a tentar mostrar ou dizer. Se não conseguir entender hoje, amanhã ou noutro dia vai conseguir interpretar o seu significado.

Mais um gole dessa nostalgia, por favor. Preciso desfazer o efeito do karma guerrilhando com meus próprios egos.
Julia Caliman
Miguel Fernandes

Sobre

O interesse que ganhei pelo Reiki, mais tarde pelo Tarot entre outras actividades do mesmo género foi por influência familiar... hoje sei que é isto que quero, hoje sei que isto fará parte da minha vida e pretendo cada vez mais aprofundar o meu conhecimento nesta área e assim conseguir ter uma vida equilibrada e capacidade de ajudar o mundo.

1 comentário

  1. |

    Olá!
    hoje obtive, muitas respostas . amei as informações sobre o tarot sou estudante
    e gostaria de informaões sobre curso.
    muito obrigo por todos que dedicaram ao site vimana.
    parabens.

    atenciosamente
    lídia mendanha

Deixar um comentário