Tiragem do Farol

Como me guiar no nevoeiro?

Todos precisamos de uma direcção, ou algo que indique o caminho…

Mais do que uma vez encontramo-nos numa situação onde o nevoeiro é demasiado denso e embrenhado para se navegar, precisamos de um farol para nos orientar e chegar a “terra firme”. Falar de orientação e de encaminhamento sem nos lembrarmos da utilização correcta do Tarot seria perder uma importante ferramenta de análise. A tiragem que lhe proponho é ao mesmo tempo simples e complexa, mais porque é maioritariamente usada para nós mesmos levantando todas as contrariedades de tal processo. Todavia, esta tiragem é igualmente útil para a fazermos a consulentes nossos, partindo do princípio que se adapta correctamente às dúvidas que os trazem a nós. Para fazer a tiragem, enquanto baralha, imagine que está numa pequena ilha rochosa no meio do mar, com ondas bravas que lhe salpicam a face. À sua frente a porta de um enorme farol que ameaça o nevoeiro que lhe tolda a visão. Olhando lá para o topo pode ver a luz a ser projectada em duas direcções opostas que irá inevitavelmente ajudar a clarear o seu caminho. Lentamente imagine-se a passar a porta e subir a escadaria desse farol até ao topo onde tudo lhe vai sendo revelado. Faça agora a sua tiragem, seguindo o seu próprio método intuitivo, conforme as posições na figura abaixo.

 

O significado das posições...
  1. Raio de Luz: Esta é a posição que dá a principal indicação para a leitura, e da qual partirá no final as posições de resolução da situação (8 e 9). A lâmina que aqui estiver estará a dar o mote a toda a leitura e no fundo representa a forma mais básica de resolução da situação e deve ser ponderada durante a análise de todas as outras posições (em especial a 8 e 9).
  2. A Rocha: Esta posição revela-lhe detalhes da situação actual e pode alertar para um ponto de análise que ainda nem lhe teria ocorrido. É a primeira das 3 cartas da linha inferior que deve ser analisada em conjunto.
  3. A Porta: A posição que lhe dá a primeira orientação. Nesta posição pode encontrar um aviso, um obstáculo ou alguém que o antagoniza como que a servir de ‘porteiro’ para o iniciar da sua caminhada para uma resolução mais clarividente. É a segunda das 3 cartas da linha inferior que deve ser lida em conjunto.
  4. A Ilha: Uma posição tendencialmente negativa ou que negativiza a lâmina que aqui se encontra. Serve como um importante alerta ou um vaticínio do que poderá ocorrer se não entrar na porta (3) e deve ser levada em consideração na leitura de toda a linha inferior de 3 cartas.
  5. A Entrada no Farol: Uma posição que lhe revela o que já conseguiu vencer ou o que se encontra a batalhar, mesmo que nem tenha a noção desse pormenor. Funciona como uma espécie de lâmina de apoio ao caminho.
  6. A Escadaria: Esta posição lembra-lhe os recursos, ferramentas e capacidades que possui para ultrapassar a situação. Como se à medida que se aproxima da luz as coisas fossem ficando mais claras.
  7. A Escadaria: Compõe a posição anterior (6), lembra-lhe os recursos, ferramentas e capacidades que possui para ultrapassar a situação. Como se à medida que se aproxima da luz as coisas fossem ficando mais claras.
  8. e 9. Revelação/Resolução: Apoiadas pela lâmina da luz (1) estas posições indicam o caminho da resolução e revelam-lhe detalhes importantes para solucionar a situação ou problema. Não será raro conter avisos, alertas ou uma duplicidade de opções que deverá ponderar. Permita que a intuição trabalhe intensamente…

 

“Segue a tua bússola, o coração. Para os outros pode parecer que não funciona, por não te apontar para o norte... Mas é certeira por apontar para o que mais desejas na vida.”
Autor Desconhecido

2 comentários

  1. |

    Olá, esta tiragem só pode ser feita com Arcanos Maiores? Ou odese usar os menores?

    • |

      Saudações Pedro,
      O tarot possui 78 arcanos logo todas as tiragens, estudos e análises dentro da tarosofia serão sempre com todos os arcanos. Na tarosofia existe um par de tiragens apenas com um tipo de arcanos mas são raras e apenas usadas para auto-conhecimento no âmbito do curso 🙂
      Obrigado por estar desse lado.

Deixar um comentário