A RODA DA FORTUNA, décimo arcano maior

A Lâmina

A lâmina é normalmente chamada Roda da Fortuna, tomando esta o nome “Wheel of Fortune” na versão inglesa e “La Roue de Fortune” na sua versão francesa. k

Strudwick-_A_Golden_ThreadA Roda da Fortuna é o Arcano Maior número 10, e refere-se ao destino, nomeadamente ao futuro imediato, isto é, o que foi programado para nós. Na Mitologia Grega, há a referência a três mulheres, as Moiras, que traçavam o destino de cada um ao nascimento, sendo alegadamente a inspiração para a ilustração desta lâmina, já que este é o seu tema principal.

Este Arcano está relacionado então com um ponto de viragem que possa ocorrer, ou seja, é uma lâmina dinâmica, que representa ou exige movimento. Esta lâmina é representada não por figuras humanas, como a maioria das lâminas, mas por seres que representam o seu domínio, a sua forma, como que se todas as peças do destino estivessem já determinadas, sendo então esta uma lâmina em que a figura humana não tem muito controlo. É claro que as escolhas continuam a ser feitas pela figura humana, mas, por exemplo, as prováveis influências kármicas de uma vida passada vão estar impreterivelmente presentes e deste modo influenciar, de um modo ou outro, a sua conduta.

Na versão do Tarot de Marselha, sobre o aro de uma roda de seis raios, suspensa no ar por um suporte, seguram-se três animais estranhos. O fundo é branco; o chão está cortado por listas negras. A roda apoia-se sobre dois pés ou suportes paralelos; o da esquerda não chega ao eixo. Do centro da roda saem seis raios – azuis até menos da metade e em seguida brancos – que se fixam na parte interna do aro: dois deles formam ângulo recto com o chão; os outros quatro representam um xis (ou o dez romano, número da carta, ou ainda uma cruz de Santo André).

Uma frase que define este arcano é: “Round and round and round she goes, and where she stops, nobody knows”“Às voltas e voltas ela anda, e onde irá parar, ninguém sabe!”

A Manifestação

A lâmina Roda da Fortuna representa o acaso e o destino programado no meio de todas as decisões e escolhas que fazemos. Junto com ela temos representados os quatro elementos: Ar, Água, Fogo e Terra. As nuvens e as representações de figuras não humanas comprovam o modo de acção desta lâmina, sendo que o ser humano não detém todo o poder de decisão e controlo.

Na jornada do Louco, a Roda da Fortuna representa o destino, o futuro imediato ou pontos de viragem importantes. Agora, o Eremita (Arcano número 9) já desenvolveu a sua essência, o seu Eu superior, e está na hora desse mesmo intervir ao delimitar o futuro programado e os objectivos, para que possa ser possível pesar com Justiça (Arcano número 11) as decisões e passos a tomar.

Está na altura de se libertar do controlo e deixar os projectos e objectivos correrem o seu próprio rumo!

 

Debate Iniciático

10363564_758456137510040_3168258765019801238_nHá um sem número de debates e afirmações um pouco por todo o lado sobre a importância e significado das 4 letras no interior da roda: T, A, R e O.

Se por um lado serve para a lavagem do ego da pseudo-intelectualidade é importante que se explanem os significados anagramicos de forma séria sem levar os estudantes, curiosos e leitores em erro. Assim, e sem entrar em grandes detalhes, eis os significados dos anagramas com essas quatro letras:

  • ROTA – Roda em Latim, mais tarde utilizada na génese etimológica para significar caminho estruturado
  • TARO – Tarot, pelo alegado Livro de Thoth erroneamente tido como criador do nome
  • ORAT – Falar em Catalão (é de origem protoeslava e não latim)
  • TORA – aproximação ao hebreu תורה ou Lei, no entanto a grafia correcta seria Torah
  • ATOR – outra aproximação que não segue a grafia correcta, desta feita a Hathor deusa do amor

 

As significâncias e simbologias

Como elementos figurativos desta lâmina, podem referir-se o Anjo (canto superior esquerdo), que representa Aquário, a Águia (canto superior direito), que representa Escorpião, o Touro (canto inferior esquerdo) representativo do signo Touro e o Leão (canto inferior direito) que também representa o seu signo correspondente. Cada uma destas figuras tem asas que remetem para a estabilidade no meio de tanta mudança e movimento; e o seu próprio livro- A Tora– símbolo de sabedoria. Mais, o facto de a ilustração se basear na cor azul (referência à sabedoria) e no desenho das nuvens reforça a influência do que está “acima”, isto é, o que não depende de nós, já que as nuvens são também associadas aos sonhos e desejos.

No centro, pode ver-se a Roda de Ezequiel, tendo esta as inscrições T, A, R,O, que remetem não só para a palavra “Taro” mas também para as palavras “Tora” e “Rota”. Para além destas inscrições, temos também representadas as letras judaicas IHVH (Yod Heh Vau Heh), o alegado nome impronunciável de deus.
Junto dessas inscrições, ainda no centro da roda, temos ainda os símbolos alquímicos de Mercúrio, do Enxofre, da Água e do Sal, que se referem aos quatro elementos- Ar, Fogo, Água e Terra, respectivamente. ç

(mais detalhes no nosso livro Iluminados 78 Vezes disponível brevemente)

 

  • Encontros inesperados
  • Surpresas inevitáveis
  • Mudanças em curso
  • Dinâmicas já em movimento
  • Caso esteja num impasse, o melhor a fazer será ver as coisas de uma perspectiva diferente
  • Mudanças inesperadas e fora de controlo
  • Falta de dinâmica ou marasmo
  • Bloqueios

k

Seleccione para significados específicos:

Como carta do dia!

Esta lâmina como carta do dia refere-se a:

  • Um possível encontro inesperado
  • Uma mudança
  • Uma surpresa

Como Prognóstico!

Deixe de controlar tanto as situações e projectos, está na altura de acreditar no que fez e no seu esforço e esperar pelos resultados de forma calma e descontraída, sem controlos ou obstinações.

Como análise amorosa!

Deixe-se levar… Não está só nas suas mãos!

Como um evento!

Os resultados de que está à espera não dependem só de si… Poderá ter algumas surpresas!

Como aviso!

É altura de ter cuidado com as acções de quem o rodeia! O problema não está na sua conduta mas sim na de quem o rodeia.

1 comentário

  1. |

    Seu post me ajudou muito, obrigado.
    Estou refazendo as artes das cartas com meu estilo, e queria entender melhor essa carta, obrigado.

Deixar um comentário