OS ENAMORADOS, sexto Arcano Maior
Chamam-lhe Enamorados (Lovers), Namorados, Amantes ou Cupido em vários e diferentes baralhos. g
Sendo o Sexto Arcano Maior, os Enamorados representam bem mais do que o folklore popular pensa. Na versão do Tarot de Marselha esta carta apresenta um homem, entre duas mulheres, que é visado por uma flecha que parece pronta para ser disparada por um anjo, Cupido, à frente de um disco solar. Parece referir-se de forma alegórica a uma ideia diferente da comummente aceite: a famosa parábola de Hércules na encruzilhada entre a Virtude e o Vicio, tal como conta Xenofonte nas suas lembranças de Sócrates.
Este arcano é de fácil memorização por evidenciar amor e sexo. O impulso para a união é poderosa, e na sua manifestação mais alta, leva-nos para caminhos à espera de serem descobertos.
Com Rider-Waite-Smith, as figuras nuas dos figurantes encontram-se em campo aberto, enquanto um anjo flutua acima. O homem representa o Animus (arquétipo masculino) ao passo que a mulher representa a Anima (arquétipo feminino) dentro de um indivíduo. Os dois devem se harmonizar e se unir de uma maneira adequada, e isso deve ser feito por meio da orientação mútua. Por trás da mulher, encontra-se a árvore do conhecimento do bem e do mal, que simboliza a natureza vivente, ao passo que atrás do homem há uma árvore que arde, símbolo da natureza intelectual-espiritual (logos). Uma montanha aparece em segundo plano, indicando ascensões mais elevadas das quais o casal deve atingir. O Sol do meio-dia da iluminação divina brilha ao alto, alentando tanto a natureza humana assim como os representantes angelicais.
A lâmina dos Enamorados não se trata propriamente de amor, mas sobre decisão e compromisso para o indivíduo em si. O arcano é representado não só pelas escolhas da vida, mas também de casais, parcerias, amantes amigos ou parceiros de trabalho.
No significado desta lâmina existe um certo peso em tentar decidir o que o coração anseia em relação às tentações que possam existir. Simboliza as escolhas a serem feitas para progredir e crescer de modo espiritual, e estas escolhas podem reflectir os valores emocionais, as indecisões, hesitações e ou os nossos medos de decidir algo errado. Aplica-se também a qualquer pessoa que esteja ligada de modo relacional em que entre ambos haja algo que os liga.
É uma lâmina de incertezas…
De certo modo, o Destino e a Manifestação Divina estão representados, mostrando que é necessário manter a fé e a força para prosperar.
A mensagem desta lâmina pode penetrar o ego e a libertação de desejos kármicos do indivíduo, sendo que a harmonia e o sucesso dependem da cooperação entre o consciente e o inconsciente obtendo sabedoria e aprendizagem. Mostra a necessidade de aprender a lidar com a responsabilidade de decisões tomadas e usar o discernimento para mais tarde poder ajudar e confortar quem precise de nós.
O Anjo na Lâmina representa a ponte entre os pólos e fornece um elo entre o Divino e o plano físico. A árvore que encontra-se atrás do homem mostra 12 chamas, indicando o Zodíaco. É a Árvore da Vida, carregada com 12 frutas. A árvore que encontra-se atrás da mulher é a Árvore do Conhecimento representando o Bom e o Mau, a Dualidade.
As duas árvores são indicativas da polaridade da vida, especialmente o princípio feminino e masculino, a Terra e do Fogo.
A Montanha que se encontra entre as duas figuras indica a escalada espiritual e as aspirações. Representa a fecundidade e o pensamento correto. Já a cobra na árvore fala de sabedoria e salvação, mas o Sol representa os pensamentos de felicidade e as nuvens a relação espiritual entre duas pessoas.
A Nudez está presente, significando a libertação de preconceitos e a total entrega nas mãos do Destino, mas também pode representar os desejos íntimos.
Como carta do dia!
“Ama quem tu és, e podes casar com toda a gente”
Como Prognóstico!
Amor é uma questão de escolha. Quem ama tira mais proveito da vida do que um indivíduo que não.
Como análise amorosa!
No fim, o amor torna-se emancipado dos seus papéis tradicionais nos relacionamentos e família, retornando para o que sempre foi: o novo paraíso
Como um evento!
“Quando o aluno está pronto, o Mestre aparece”
Como aviso!
Ouve o teu coração e faz a decisão certa.
Deixar um comentário