Os Arcanos Maiores do Tarot

As lâminas dos Arcanos Maiores formam a base do baralho de Tarot, que é composto por vinte e um Arcanos Maiores numerados e um sem número ou representado por um 0 ou 22 (o Louco).

Os Arcanos Maiores representam um caminho para a auto-consciência espiritual e descrevem as várias etapas que encontramos quando procuramos maior significado e compreensão. São portadores de lições profundamente significativas.

Os significados dos Arcanos Maiores de Tarot ilustram a estrutura da consciência humana e, como tal, detêm as chaves para lições de vidas passadas através dos tempos. As imagens das lâminas dos Arcanos Maiores são cheias de sabedoria de várias culturas e tradições esotéricas, incluindo culturas Egípcias, Budistas, Hindus, Sufis, Hebraicas e das religiões cristãs, dependendo maioritariamente do baralho de Tarot que utilizamos.

Alan Oken sugere que os vinte e dois Arcanos Maiores são como mandalas de Tarot. As mandalas são imagens detalhadas e usadas como estudo espiritual e ajudas de meditações pelos Tibetanos. Por isso, é importante estudar as imagens das lâminas dos Arcanos Maiores e contemplar as suas mensagens. Deve-se olhar para além das palavras-chave simples e dos significados do Tarot tradicional, e procurar os seus próprios significados pessoais nestas lâminas. Quanto mais entender sobre o simbolismo presente em cada lâmina, mais profunda vai ser a compreensão do que eles representam.

As lâminas dos Arcanos Maiores também podem representar os arquétipos de Carl Jung – consistentes, direccionando padrões de influência que são uma parte inerente da natureza humana. São temas que marcam, retratam e simbolizam etapas, no nosso inconsciente, onde o objectivo é nos tornarmos uma pessoa equilibrada e integrada. Ao longo de cada jornada, deparamo-nos com desafios, adversidades, decisões difíceis e forças opostas.

Esta é muitas vezes referida como a Jornada do Louco.

Significados em Tiragens

Relembrando, antes de mais, que uma tiragem de Tarot real utiliza os 78 arcanos, havendo poucas razões para que assim não seja. É possível fazer uma Leitura de Tarot usando apenas os vinte e dois Arcanos Maiores. Porém, ao contrário do que vemos no panorama exploratório da área, este método é usado normalmente para Leituras de Tarot relacionadas com auto-consciência espiritual ou quando precisa de uma visão profunda do inconsciente colectivo.

Quando uma Tiragem de Tarot é predominantemente feita de Arcanos Maiores, a pessoa está a passar por eventos que podem mudar a vida de forma mais acentuada. Neste caso existem importantes lições a que a pessoa de prestar especial atenção para conseguir progredir tanto espiritual como pessoalmente. Se muitos dos Arcanos Maiores estão invertidos é, em geral, indicativo de que o consulente não está a prestar atenção a importantes lições da vida e necessita retornar à lição da lâmina anterior antes de seguir em frente.

Arcanos Maiores... um a um!

As 22 lâminas que compôem os Arcanos Maiores são centro do baralho, sendo que cada uma simboliza um aspecto particular e universal da experiência humana. Estas representam os arquétipos – padrões consistentes e orientadores de influência, que estão inerentes à Natureza do Homem. Cada um destes Arcanos tem um nome e um número: certos nomes transmitem o significado directo da lâmina, como a Força, a Justiça e a Temperança; outras lâminas representam indivíduos que personificam um caminho de vida particular, como o Mago e o Eremita; há ainda outras com nomes associados a astros, como a Estrela, o Sol e a Lua, que representam as forças elusivas delegadas a esses corpos celestiais.

Os Arcanos Maiores são de um valor especial, porque desencadeiam reacções profundas e complexas. A imagiologia do baralho de Rider-Waite é particularmente evocativa, visto que combina simbologia esotérica com situações e figuras transponíveis ao nosso dia-a-dia. A simbologia é subtil, mas eficaz o suficiente para causar estas reacções no leitor.

De seguida apresentamos cada um deste arcanos em separado com a apresentação das suas palavras-chave na posição original e quando invertidos (@). Se pretender saber mais sobre um arcano basta que prima a ligação SΛBER MΛIS!

LOUCO

a Começo, Inocência, Espontaneidade, Livre
@ Ingenuidade, Loucura, Imprudência, Tomada de Riscos

MAGO

b Poder, Habilidade, Concentração, Acção, Engenho
@ Manipulação, Mau Planeamento, Talentos Latentes

SACERDOTISA

c Intuição, Poderes Superiores, Mistério, Mente Subconsciente
@ Agendas Escondidas, Precisa de ouvir a voz interior

IMPERATRIZ

d Fertilidade, Feminilidade, Beleza, Natural, Abundância
@ Bloqueio Criativo, Dependência dos outros

IMPERADOR

e Autoridade, Figura Paterna, Estrutura, Base Sólida
@ Dominação, Controlo Excessivo, Rigidez, Inflexibilidade

HIEROFANTE

f Religião, Identificação do Grupo, Conformidade, Tradição, Crenças
@ Restrição, Desafiando o Status-quo

ENAMORADOS

g Paixão, União, Decisões, Bifurcação, Escolhas
@ Desarmonia, Desequilíbrio, Desalinhamento de Valores

CARRO

h Controlo, Força de Vontade, Victória, Afirmação, Determinação
@ Falta de Controlo e/ou Direcção, Agressão

FORÇA

Força, Coragem, Paciência, Controlo, Compaixão
@ Fraqueza, Insegurança, Falta de Auto-disciplina

EREMITA

j Exame de Consciência, Introspecção, Estar Sozinho, Orientação Invertida
@ Isolamento, Solidão, Retirada, Desconhecimento do Eu

RODA DA FORTUNA

k Boa Sorte, Karma, Ciclos de Vida, Destino, Ponto de Viragem
@ Má Sorte, Forças Externas Negativas, Fora de Controlo

JUSTIÇA

Justiça, Imparcialidade, Verdade, Causa e Efeito, Lei
@ Injustiça, Falta de Prestação de Contas, Desonestidade

PENDURADO

m Suspensão, Restrição, Deixar Ir, Sacrifício
@ Martírio, Indecisão, Atraso

MORTE

n Fins, Mudança, Transformação, Transição
@ Resistência à Mudança, Incapaz de seguir em Frente

TEMPERANÇA

Equilíbrio, Moderação, Paciência, Propósito
@ Desequilíbrio, Excesso, Falta de visão de Longo Prazo

DIABO

p Vício, Sexualidade, Materialismo
@ Destacamento, Tornar-se Livre, Poder Recuperado

TORRE

q Desastre, Agitação, Mudança Repentina, Revelação
@ Prevenção de Desastre, Medo da Mudança

ESTRELA

Esperança, Espiritualidade, Renovação, Inspiração, Serenidade
@ Falta de Fé, Desespero, Desânimo

LUA

s Ilusão, Medo, Ansiedade, Segredos
@ Lançamento do Medo, Tristeza, Confusão, Inimigos

MUNDO

Conclusão, Integração, Realização, Viagem
@ Falta de Conclusão, Falta de Fecho

SOL

t Diversão, Calor, Sucesso, Positividade, Vitalidade
@ Depressão Temporária, Falta de Sucesso

JULGAMENTO

u Julgamento, Renascimento, Absolvição
@ Auto-Dúvida, Recusa de Auto-Exame

Mário Portela

Sobre

Sou Guia Kármico, Terapeuta de Vidas Passadas, NLP Practitioner, Bach Flower Remedy Certified e utilizo com frequência um sem número de terapias e ciências esotéricas como a numerologia, o tarot, a leitura de aura e a cristaloterapia.

6 comentários

Deixar um comentário