O IMPERADOR, quarto arcano maior

A Lâmina

Chamam-lhe o Imperador (Emperor), Protector, Pai, Patriarca ou Zeus em vários e diferentes baralhos. e

O Imperador, o quarto arcano maior, representa na sua plenitude a autoridade, o controlo de tudo o que o rodeia. Este arcano maior representa o lado paterno da lei hermética número 6, a Lei do Género:

“O Género está em tudo: tudo tem os seus princípios, Masculino e Feminino, o género manifesta-se em todos os planos da criação”

É então a energia projectiva masculina, a que os chineses chamavam de yang. Nenhum dos dois pólos é capaz de criar sem o outro, em cada um de nós existe uma parte masculina e uma feminina independentemente do género, o que gera uma complementaridade necessária.   Normalmente, segura um Ceptro, representativo de toda a sua imponência e poder, sentado no seu trono com toda a sua atitude de controlo, com um olhar directo e desafiador, um olhar que emana toda uma segurança exterior, falsa ou verdadeira ele transmite-a.

É um individuo que tem uma função paternal, de orientação e liderança, altamente capaz e rigoroso com tudo o que é protocolo e regras a seguir.

 

A Manifestação

Depois do Louco se encontrar com a sua mãe e pai espirituais (Mago e Sacerdotisa), está na altura de lidar com a educação e segurança da mãe (Imperatriz) e rigidez do seu pai (Imperador). O Imperador é o reflexo da autoridade, segurança, estrutura e auto-controlo, isto é, é o nosso pai, aquele que nos guia e transmite a sua experiência para que depois sejamos capazes de criar as nossas próprias crenças e princípios. Só assim será capaz de enfrentar a sociedade e aprender os valores morais (Hierofante).

Emissário da autoridadesubjugação tem uma tendência paternal com virtudes superiores de liderançaorientação. A sua determinação e postura imperativa são fortes potenciadores de uma situação de estabilidade invulgar, o que o faz ambicionar por “voos mais altos” e resolver assuntos com maior eficácia.

Representa uma personagem de alto carácter dominantelealhonestaprotectora. No seu lado negativo esta carta pode indicar ambição desmesuradaviolênciainsegurança falta de paciência sem motivo aparente. O imperador gosta de planear, colocar em prática seus mais audaciosos planos, depois controla e comanda pessoas para as suas conquistas materiais. Com o imperador, temos a certeza de possuir condições para concretizarmos tudo o que queremos, pois temos as condições materiais, estruturais e financeira para a concretização.

 

As significâncias e simbologias

Cruz Ansata conhecida também pelo nome Ankh, Cruz ankh ou Cruz Egípcia, é considerada uma cruz sagrada em algumas religiões e representa de uma maneira mística a eternidade, a chave da vida. E Imperador tem uma forma da Crux Ansata no que diz respeito ao ceptro e ao globo na sua mão esquerda. Todavia a mesma simbologia aponta também a união do masculino e do feminino, a vida na sua totalidade e a união dos opostos.

É um monarca coroado — dominador, imponente, sentado num trono, cujos braços têm na frente cabeças de carneiros. A Coroa simboliza a sua autoridade, não existe nada acima de um rei e é essa ideia que se quer transmitir e  os seres de chifres representam seu falo e poder masculino numa clara alusão a Áries.

O Ambiente desolado representa toda uma ausência de amor ou controlo do mesmo. O Imperador vive num mundo em que algo sentimental que complete o todo tem de estar em seu poder. Ele é o executor e a realização, o poder deste mundo, e está revestido de seus mais altos e naturais atributos. Em alguns baralhos, pode vir eventualmente  sentado numa pedra cúbica, contudo, é algo que pode causar alguma confusão.

O Imperador é a representação do poder viril, ao qual a Imperatriz corresponde, e, nesse sentido, é ele que procura remover o véu da Isis; ela, contudo, permanece virgo intacta. Deve ficar entendido que essa carta e a da Imperatriz não representam precisamente uma condição de vida conjugal, embora o estado esteja implícito. Na superfície, como já foi indicado, elas representam a realeza mundana, elevada às alturas do poder; mas há acima a sugestão de outra presença. Elas significam também — e em especial a figura masculina — o reinado mais alto, ocupando o trono intelectual.  ç

(mais detalhes no nosso livro Iluminados 78 Vezes disponível brevemente)

 

  • Autoridade
  • Amor paterno
  • Estrutura e forma
  • Solidez
  • Fundação forte
  • Liderança
  • Autoritarismo
  • Despotismo
  • Excessos e Abuso de Autoridade
  • Rigidez
  • Inflexibilidade
  • Austeridade

.

e

Seleccione para significados específicos:

Como carta do dia!

Acorde o seu espírito empreendedor! Cumpra coisas que esteja somente no pensamento, não pense mais e execute!

Como Prognóstico!

Tem muito a ganhar se vir esta carta não só como algo que vem de fora, mas procure em si mesmo, desenvolva a sua determinação!

Como análise amorosa!

Trabalhe a sua relação, todas elas precisam de trabalho árduo para enfrentarem os problemas e descobrirem novas formas de viver esse amor.

Como um evento!

Algo tenta, ou vai, impedir de alcançar os objectivos. Pode ser uma situação de autoritarismo e dominação que o pode desacreditar.

Como aviso!

Cuidado com a ganância e o exagero de materialismo, pode perder o que construiu se não tiver cuidado com exageros.

Deixar um comentário