Lâminas positivas ou negativas?

Um certo dia...

Um certo dia, preocupado com um projecto que iria arrancar em breve (hoje a já famosa Revista VIMANA) pedi uma leitura de Tarot a um aluno meu. É meu hábito fazer desta forma pois quando o envolvimento emocional com as coisas é intenso devemos procurar a imparcialidade de outro leitor e não cair na tentação de fazer tiragens a nós mesmos.

Estava ansioso já que nessa altura havia já uma espécie de perseguição de estimação e daí a tentarem vilipendiar mais um projecto seria um tirinho!

O aluno optou e reformulou a pergunta, tal como eu esperava, e imaginei que lá no fundo deveria sentir-se a ser avaliado.

Tive uma tiragem semelhante à Tiragem Asas de Borboleta verdadeiramente esclarecedora e criativa. Algures lá no meio uma lâmina significava a posição “qual é o seu autêntico caminho e propósito?”. Dei por mim quase que a pedir uma Estrela ou um Mundo, no mínimo um 10 de Ouros.

A Torre. Saiu a Torre!

No meio do silêncio que ficou no ar senti que o aluno por momentos me fosse avisar de catástrofes, revoltas…

«Tudo está para mudar, abanar as fundações das coisas. Esta carta mostra que esse projecto está cá para mudar coisas… a bem ou a mal!»

Confesso-me orgulhoso da prontidão e leitura do aluno. Habilmente foi capaz de ler uma lâmina aparentemente negativa de forma lógica, esclarecedora e orientadora… foi inspirador!

Será que há lâminas negativas e positivas? Leitores positivos ou negativos? Locais de tiragem com maior ou menor pesos de negatividade?

Mostrem a lâmina Dez de Espadas ou a Morte ao consulente e verão a sua expressão mudar e a ansiedade a instaurar-se. Ou, por outro lado, tire a lâmina Sol ou o Dois de copas, e o seu consulente mal vai poder esperar para ouvir as boas novas com um grande sorriso.

Devido ao facto das imagens nas lâminas de alguns baralhos de Tarot serem tão fortes e poderosas, nós muitas vezes sentimos a sua energia mesmo antes de entendermos o que realmente está a acontecer nos bastidores.

Desta forma, por exemplo, a imagem do Dez de Espadas, a Torre, o Diabo, a Morte, o Três de Espadas e o Sete de Espadas levam-nos a pensar que essas lâminas são inerentemente negativas. Enquanto que a imagem do Sol, da Estrela, do Dois de Copas, do Dez de Copas, do dez de Ouros e os Enamorados retratam acontecimentos muito positivos que nos levam a entender essas lâminas como sendo positivas.

Mas serão realmente as lâminas de Tarot positivas ou negativas?

A primeira coisa a reconhecer é que não é a imagem por si só que faz uma lâmina ser positiva ou negativa. É como nós percebemos essa mesma imagem.

Enquanto que a nossa primeira reacção pode ser que aquela lâmina é negativa por causa do que estamos a ver, temos de nos esforçar por ir mais além dessa nossa primeira impressão, mesmo que intuída, aprofundando e explorando todos os lados da lâmina. 15Além do mais, cada lâmina do baralho de Tarot tem luz e sombra, aspectos positivos e negativos. Atente no diabo, por exemplo.Esta lâmina destaca problemas de apego e aprisionamento, mas também pode mostrar uma ligação muito forte entre duas pessoas ou uma vida sexual excitante, independentemente de qual seja a sua opinião sobre uma vida sexual activa.

Isto acaba por ser muito parecido com a própria vida. Quando algo de bom nos acontece, parece haver algo de mau que vem por arrasto. Por exemplo, conseguir o meu emprego de sonho pode significar que tenho que deixar os meus amigos. Pelo contrário, por vezes quando alguma coisa má acontece, pode acabar por se revelar uma autêntica bênção.

Outra maneira de ver as coisas é atentar na forma como podemos aproveitar a energia das lâminas na nossa vida. Se determinada lâmina trouxe para a nossa vida muito ou pouco da sua energia… o que pode facilmente transformar uma lâmina positiva numa negativa. Imagine o Sol. É uma lâmina muito positiva, mas o que poderá acontecer se a energia desta lâmina se tornar excessiva? Demasiada energia do Sol pode levá-lo a um comportamento egocêntrico ou a ser excessivamente optimista sobre a situação em que se encontra.

Quando lâminas negativas aparecem em posições positivas e vice-versa…

Enquanto tarósofos deparamo-nos com muitas lâminas aparente negativas a aparecer numa posição positiva ou, pelo contrário, uma lâmina positiva a aparecer numa posição negativa. Algumas posições de tiragens de Tarot positivas e negativas comuns incluem:

  • Pontos fortes / Pontos fracos
  • Vantagens / Desvantagens
  • Oportunidades / Obstáculos

Imagine que está a fazer uma leitura sobre um relacionamento e pergunta sobre os pontos fortes do relacionamento. Tira o Cinco de Espadas e o Cinco de Copas e fica perplexo. Como interpreta isto? Se apenas olhar para as lâminas como estas sendo positivas ou negativas vai sentir-se sempre confuso. Mas, pense que não tem que ser desta forma.

Dicas para uma leitura equilibrada...

Aqui estão três dicas para uma leitura de Tarot equilibrada, de forma a ser fácil interpretar qualquer lâmina em qualquer posição da tiragem, independentemente serem positivas ou negativas.

  1. Esqueça a ideia de lâminas de Tarot positivas e negativas

Efectivamente, não existem lâminas positivas ou negativas no Tarot. Como acima discutido, todas as lâminas têm a sua luz e a sua sombra, os seus aspectos positivos e negativos. Quando começar a deixar de atribuir interpretações a preto-e-branco para as lâminas, vai permitir mais possibilidades de florescer. Então, faça um compromisso para si próprio agora mesmo. Não existem lâminas de Tarot positivas ou negativas.

  1. Esqueça os seus pressupostos

Imagine que o Dois de Copas aparece como um “problema”… pergunta-se então como um novo relacionamento pode ser um problema. Mas quem sabe? Talvez essa relação não seja adequada ou saudável, por algum motivo – talvez seja um caso com um colega ou com um melhor amigo. Ou, o exemplo acima, mas com o Cinco de Espadas, pode ser um sinal de que as discussões são uma parte saudável desta relação e realmente ajudam o casal a entender-se um ao outro. Não pode assumir que uma determinada lâmina vai ser sempre uma energia positiva ou negativa na vida de uma pessoa. O diabo pode ser uma lâmina muito desejada quando alguém gosta de ser um pouco submisso ou brincar ao faz de conta. Ou o Hierofante pode diminuir muito o interesse daquele que tem medo do compromisso.

  1. Explore o lado luminoso e o lado mais sombrio de cada lâmina

Se tirar uma lâmina aparentemente negativa numa posição positiva, pense: “Como posso fazer esta lâmina funcionar comigo e não contra mim?” Por exemplo, o Sete de Espadas é muitas vezes sobre fraude, engano e traição. Não é uma energia particularmente útil desta forma, certo? Mas, e se pensássemos nesta lâmina como sendo acerca de estratégia e de “trabalhar o sistema”, ao mesmo tempo que emprega o princípio “Não faça mal”. Assim é que é! O mesmo acontece para lâminas positivas em posições negativas. Considere, “O que pode demasiada energia positiva parecer? Como isto pode actuar em meu prejuízo?”.

Veja o lado bom da vida

Vamos supor que tira o Cinco de Ouros como uma oportunidade. Primeira reacção? Como pode a pobreza ser uma oportunidade? Bem, para Buda era. Ele viveu por muitos anos abaixo da linha da pobreza, no entanto esse período da sua vida permitiu-lhe tornar-se muito mais perto do seu Eu espiritual. Considere sempre que algo aparentemente negativo pode esconder uma verdadeira bênção. E que, pelo contrário, pode existir um lado negativo em algo que é aparentemente positivo. Digamos que é como a Roda da Fortuna, passando constantemente de positivo para negativo e novamente para positivo. Lembre-se a posição da tarosofia perante a vida é ser positivo e orientador… corte com a austeridade do poder do medo, infelizmente, tão utilizado nesta área!

Mário Portela

Sobre

Sou Guia Kármico, Terapeuta de Vidas Passadas, NLP Practitioner, Bach Flower Remedy Certified e utilizo com frequência um sem número de terapias e ciências esotéricas como a numerologia, o tarot, a leitura de aura e a cristaloterapia.

2 comentários

  1. |

    Finalmente um site sobre Tarot (e Tarosofia!) claro, conciso e que fundamenta de forma lógica, intuições à parte, aquilo que o Tarot é e para que serve!
    Obrigada por partilharem conhecimento, experiências e conteúdos pertinentes! Falta serviço com esta qualidade em Portugal!

    Desde já parabéns pelo site! Continuem o bom trabalho!

    Espero um dia poder fazer parte da comunidade!

    Os melhores cumprimentos.

    • Mário Portela
      |

      Obrigado nós por estar desse lado. Será para nós um privilégio ter a Ana na comunidade e continuar a cumprir com as expectativas. 🙂

Deixar um comentário