A IMPERATRIZ, terceiro arcano maior

A Lâmina

Chamam-lhe Imperatriz (Empress), Deméter, Matriarca ou Lilith em vários e diferentes baralhos. d

A Imperatriz é o terceiro arcano maior dos baralhos de Tarot. Esta lâmina simboliza a mãe física que cada um de nós encontra na sua Jornada do Louco. Junto com o Imperador, forma o Yin-Yang físicos, sendo a Imperatriz o Yin e o Imperador o Yang. A ela associa-se o planeta Vénus, planeta do feminino, da mulher.

Na caminhada espiritual, este arcano indica o ponto da caminhada em que os assuntos materiais se podem sobrepor aos anseios da alma, levando o peregrino a tratar de assuntos práticos antes de poder continuar o seu caminho.

 

A Manifestação

baguaA Imperatriz traduz a sexta lei hermética, a Lei do Género.

“O Género está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o género se manifesta em todos os planos da criação”

Os princípios de atracção e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do género físico. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses géneros. Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projectiva masculina e é a manifestação do desejo materno que a Imperatriz nos traz.

A imperatriz mostra-nos o poder da beleza e da riqueza. É um arcano de realização, tanto que tem na sua mão o ceptro do poder, mas também tem um escudo para se proteger, pois na posição em que se encontra, não pode confiar em muitos. É uma imperatriz que cuida da sua aparência e guarda as suas posses. O seu reino é a razão e a comunicação, completando a Sacerdotisa.

 

As significâncias e simbologias

Analisando a Lâmina vemos que a mulher representada está sentada de uma maneira majestosa, auto-confiante, relaxada, motivada e concentrada. A suposição de que ela possa estar grávida contida em alguns baralhos é puramente especulativa, afinal, existem muitos tipos de fecundidade. A coroa é decorada com 12 estrelas. Trazer as estrelas do céu para a materialização na Terra é a tarefa e o dom da Imperatriz.

O símbolo de Vénus combina um círculo e uma cruz, que identifica o sol e a terra, a alma e o corpo. Apenas esta união é típica de Vénus e da Imperatriz: com corpo e alma, a unificação de sentido e dos sentidos. Os cereais aparecem como símbolo da fecundidade e da colheita da vida. A nutrição (para o corpo e para a alma), alimentar e cuidar de si e dos outros. Bem-estar, facilidade, sensualidade, prazer, “sentir-se bem”.

No robe encontramos duas simbologias importantes. As flores, tendo significado semelhante ao do símbolo de Vénus, mas também fazendo lembrar a beleza da natureza e o florescer da pessoa. E as cores branco, vermelho e verde simbolizando as cores do mago e o verde da Natureza. As árvores e a floresta lembram que cada planta pode encontrar o seu lugar e ter a chance de crescer. Um grande coração – todas as criaturas e todos os impulsos têm uma razão de existência. Se for um coração de pedra – a individualidade degenera em egoísmo.

O rio está ligado com a sua fonte e ao mesmo flui e cai. A Torre não é a única imagem associada a voar e cair! O fluxo para a frente e o vínculo com a fonte – ambos igualmente importantes!  ç

(mais detalhes no nosso livro Iluminados 78 Vezes disponível brevemente)

 

  • Fertilidade
  • Feminilidade
  • Amor Materno
  • Beleza
  • Natureza
  • Abundância
  • Representa a Mãe Biológica
  • Bloqueio criativo
  • Sob controlo
  • Dependência dos outros
  • Representa o sufoco de uma mãe omnipresente

.

d

Seleccione para significados específicos:

Como carta do dia!

Assuma a responsabilidade pelo seu próprio bem-estar – cuide de si mesmo! E expulse falsas deusas da sua vida.

Como Prognóstico!

Para o seu bem-estar: invente regras que são boas para si e cumpra-as!

Como análise amorosa!

Quando amamos e somos amados, a nossa natureza pessoal vem em flor. Onde o sentido e a sensibilidade têm a oportunidade de se desenvolverem, o amor pode crescer e com ela a beleza de ser.

Como um evento!

Deve dar mais atenção aos seus sentidos e ao que o rodeia, começar a cuidar mais de si.

Como aviso!

Está na altura de trazer uma nova vida a este Mundo, talvez pensar em por as suas qualidades maternais em prática.

Deixar um comentário