ESTRELA, Décimo Sétimo Arcano Maior

A Lâmina

Chamam-lhe Estrela (The Star) ou Serenidade em vários e diferentes baralhos. r

O número de estrelas representadas neste arcano varia, segundo o modelo do baralho de Tarot, de seis a oito. Astronomicamente, parece referir-se à constelação das Plêiades (uma estrela grande, rodeada de sete menores) ou ao setenário sideral com o Sol no centro.

A estrela – individual e guia; sinal da divindade sobre o céu do herói – é um emblema comum a diversas mitologias. Delas passa para a tradição e a arte cristãs, e na actualidade pode ser encontrada em numerosas manifestações folclóricas no seu sentido alegórico mais transparente: a pureza, o destino prometido, a elevação e a serenidade.

Brilhando sobre os cabelos de ouro de uma bela e desnudada mulher, jaz a Estrela, que nos presenteia com a sua luz. A serenidade emanada do seu calor invoca a calma depois da tempestade de angústia e tormento por que passámos na procura do sentido da vida.

A luz da Estrela revela pela primeira vez o lado positivo de aprendizagem que os piores momentos podem ter. A sua envolvência torna-nos parte de um todo transcendente de onde brota uma doce harmonia.

 

A Manifestação

A Estrela vem libertar-nos da escravidão e dos hábitos nefastos e materialistas que nos mantiveram à sua mercê com uma luz de paz e serenidade. Eliminado que se torna esse peso, surgem agora valores mais altos, como a verdade, a beleza, a fé, a confiança, a claridade, a empatia, a cura, a sabedoria e a caridade.

A esperança de um final feliz esmaga a angústia do pesar do agora, pois virá a paz e a certeza de que só a eternidade é certa e os nossos medos fúteis.

Tal como a Justiça, também a Estrela traz o equilíbrio e a harmonia, e como a Força, o poder interior, a coragem, a gentileza, a compreensão e, sobretudo, a autoconfiança.

Olhamos para as estrelas na procura de inspiração, da ligação a algo superior a nós. A Estrela lembra-nos que essa ligação vem da harmonia connosco mesmos e a sua procura começa no nosso coração.

 

É com uma carta com esta profundidade que podemos seguir o nosso Propósito de Vida… Veja aqui como!

As significâncias e simbologias

Sob o brilho da Estrela, uma bela mulher loura se ajoelha na margem de um pequeno lago. A sua nudez vem representar a abertura e a aceitação serenas às dádivas e bênçãos da vida. A perna sobre a qual o seu peso se coloca parece estar apoiada sobre algum tipo de rocha na água.

Segura dois cântaros, ambos vertendo água, mas um sobre o lago e outro nutrindo a terra. Deste último, a água beija o solo dividindo-se em cinco pequenos feixes que vêm representar os quatro pontos cardeais e o espírito ou até os cinco sentidos, e, portanto, abarcando toda a totalidade da existência tangível pela vida humana.
A dominância do elemento água remete para o foro emocional e sentimental desta lâmina, aqui ganhando uma conotação serena muito positiva.

Na lâmina representam-se oito estrelas, uma amarela, às vezes identificada como Sirius, e sete brancas entrançando fortemente e numa calma lúcida, a ligação entre o divino e o terreno.

Ao longe, cresce também uma pequena árvore de onde se prepara para levantar voo uma curiosa ave, Íbis, também por vezes representada por uma borboleta. Esta vem materializar a bravura de enfrentar esperançosa e serenamente o futuro que se nos põe em mãos.

Esta lâmina associa-se astrologicamente ao signo de Aquário e à fertilidade esperançosa do seu livre pensamento.

  • Esperança e fé
  • Pensamento positivo
  • Acreditar nas expectativas, bênçãos e sucesso
  • Luz ao fundo do túnel
  • Generosidade amável e desinteressada
  • Inspiração e motivação
  • Iluminação e Criatividade
  • Paz e serenidade
  • Equilíbrio e harmonia
  • Sucesso atrasado
  • Mensagem por assimilar
  • Importância da esperança como linha guia durante a adversidade

r

Seleccione para significados específicos:

Como carta do dia!

A Estrela enriquecerá o seu dia com a bênção do seu brilho. Saboreie a harmonia da paz que lhe é oferecida. Aproveite para contemplar a sua existência e todas a coisas que fazem dela maravilhosa. Agarre-se à esperança, mas nunca se esqueça de investir em tornar aquilo que idealiza realidade.

Como Prognóstico!

A Estrela augurará uma boa recompensa de toda a situação tumultuosa que o faz refém. Acredite nas repercussões positivas de qualquer desenlace que lhe seja colocado em frente. Pode não ser exactamente aquele que pretendia, mas o seu valor será sempre inegável.

Como análise amorosa!

O amor e a dádiva decerto o envolvem. Abra o coração na generosidade inocente que o constitui. Deixe o amor fluir e nutri-lo a si e a quem o rodeiam de forma dedicada e gratuita!

Como um evento!

Relaxe e absorva as diferentes vertentes da realidade em causa. Alivie um pouco da pressão e deixe que a inspiração o leve a retirar das coisas mais do que elas à partida parecem oferecer, potencializando o que de melhor têm para lhe dar.

Como aviso!

É importante ter esperança e fé na procura dessa por vezes tão fugaz luz no fundo do túnel. Tudo acabará por correr de feição, nem que seja para lhe oferecer uma importante aprendizagem.

Deixar um comentário