10 Lâminas para Conflito e Tensão

Num mundo ideal, as relações interpessoais seriam harmoniosas e eterna fonte de amor e suporte, sem qualquer drama ou desafio à mistura.

Contudo, conflitos, tensões e discussões são realidade de muitas relações e tendem, em última análise, a degradá-las. Como, então, usar o Tarot na avaliação destes aspectos de uma relação? De seguida apresentamos as 10 lâminas que melhor representam isso mesmo…

① A Torre – Destruição e caos absolutos. Há confrontos graves e profundos, com repercussões sérias para ambos os lados da relação. Em situações como esta é importante aproveitar as trevas para procurar a luz. Esteja pronto para mudar as suas perspectivas e ver o mundo de um prisma completamente diferente.
③ Dois Copas Invertido – O que antes fora uma relação bela e harmoniosa, é agora uma batalha no seu auge. Perde-se a frontalidade e os envolvidos acabam por chegar à conclusão de que ambos são muito diferentes, quase estranhos ao ponto de que já não existem lugares comuns.
⑤ Nove de Paus – Pode sentir-se abatido em consequência de um conflito, mas não irá desistir. É um sinal de perseverança, mesmo depois de confrontos avassaladores.

 

 

⑦ Dois de Espadas – Esta lâmina representa o conflito passivo-agressivo. Apesar de mal se manifestar, trona-se rígido e impede a progressão qundo o outro pretende mudar.  Pode também apontar para um beco sem saída, em que não se move porque, simplesmente, discorda. Porque não concordar em discordar.
⑨ Sete de Paus – Pouco importa o que faz ou diz, tudo para si se manifesta como uma ameaça permanente. Todas as suas palavras pareces despoletar um resposta em quem as ouve, e acaba por ter de se defender constantemente ou evitar a todo custo não ferir susceptibilidades alheias.
② O Carro – No âmbito de um conflito esta lâmina representa um confronto entre duas mentes extremamente persistentes, mesmo até  teimosas, sendo que nenhuma alguma vez cederá.

 

 

④ Justiça Invertida – Apesar de a Justiça ser a lâmina típica de harmonia e equilíbrio, quando negativada representa o exacto oposto, isto é, conflito e tensão. Níveis elevados de stress contribuem para a dessincronização com o compromisso e com o próprio. Podem existir excessos, que para o mesmo contribuem. Procure formas de proporcionar equilíbrio à relação e aos envolvidos.
⑥ Três de Espadas – Este tipo de conflito caracteriza-se por propositadamente infligir dor emocional através de palavras ou atitudes particularmente ofensivas que deixam cicatrizes profundas na pessoa a quem são dirigidas. Se é o alvo, deve trabalhar em relativizar o que leva tão pessoalmente e criar uma defesa específica contra esse tipo de agressividade.

 

⑧ Cinco de Espadas – Talvez esta lâmina represente o pior tipo de conflito. Depois de uma luta exaustiva, para sair vencedor ou detentor da razão, acaba por se aperceber de que ninguém efectivamente ganhou esses títulos e, em consequência, perdeu-se a confiança, ou até os próprios laços.
⑩ Cinco de Paus – A derradeira carta do conflito! Numa rápida observação, salta imediatamente a discórdia. Um emaranhado de opiniões a serem disparadas sem que ninguém, de facto, ouça. Representa, no fundo, uma lacuna na comunicação e impede os envolvidos de ultrapassar o problema.

Use o seu baralho de Tarot na análise e na modelação do seu desenvolvimento pessoal e verá a beleza dos frutos que poderá vir colher. Não esqueça que as acções ficam para quem as pratica!

Deixar um comentário